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Copa Troller cria modalidade especial para a mídia

publicado em 27/05/2016

A Copa Troller começou com tudo a atual temporada e já realizou as duas provas iniciais com mais de 200 participantes. Além das disputas em cinco categorias, desde iniciantes a graduados, o rali criou uma modalidade especial, reunindo a mídia para uma prova sem pontuação, mas competindo nas trilhas e alagados em condições reais de percurso.

O objetivo, em caráter experimental, é reunir quatro jornalistas e blogueiros por etapa, oferecendo a oportunidade de realizar a cobertura da prova a bordo dos utilitários Troller T4 e vivenciar todos os momentos do rali. Assim, podem enfrentar os mesmos desafios dos competidores oficiais, verificar o rigor do percurso e analisar o comportamento do veículo nos terrenos off-road.

O regulamento para a mídia convidada segue o previsto para os participantes da categoria Expedition, para principiantes. Além do veículo T4, eles contam com todo o apoio e estrutura para realizar a prova. Como parte do rali, participam do chamado prólogo, realizado pelos organizadores com a supervisão do diretor da prova. Nessa etapa, realizada na véspera, pilotos e navegadores passam por uma aula de navegação, familiarizando-se com as particularidades da leitura de uma planilha de rali, seguida da reunião detalhada com informações da prova.

Na manhã seguinte, antes da largada, os jornalistas e blogueiros recebem explicação prática do funcionamento e da aplicação 4x4 do Troller T4. Na categoria Expedition, a média de participantes é em torno de 30 veículos, com nível equilibrado de disputa. A Copa Troller é um rali de regularidade, ou seja, o objetivo da competição não é a rapidez, mas superar todos os obstáculos dentro do percurso e do tempo determinado na planilha. Isso requer grande entrosamento entre piloto e navegador.

“Pensamos nesta modalidade especial para permitir a cobertura jornalística não apenas em tempo real, mas também absorvendo a emoção, os contratempos e dedicação dos pilotos e navegadores. Sem dúvida, uma oportunidade diferente em ambiente real de disputa. Optamos pela categoria Expedition, porque além de ter um regulamento mais seguro para iniciantes, conta com um grande número de entusiastas da Copa Troller”, ressalta Carla Freire, da área de marketing da Troller, marca do grupo Ford no Brasil.

Balanço inicial

A temporada 2016 da Copa Troller já teve duas provas. Uma em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, e outra no entorno de Curitiba, no Paraná. Este ano o torneio brasileiro está concentrado nas regiões Sul e Sudeste, visando a agrupar os competidores em locais com maior proximidade, propiciando uma economia de tempo e recursos para as equipes participantes.

Completando 14 anos de realização contínua, o rali da Troller é hoje um dos mais expressivos do País, tanto para a formação de pilotos como para a divulgação da modalidade. Na categoria Passeio, também permite a reunião da família e amigos dirigindo o T4 por trilhas mais suaves e belas paisagens. As demais categorias são: Turismo, Graduados e Master.

O regulamento e a cobertura das provas estão no site oficial da Troller (www.troller.com.br) ou na página da marca no Facebook (www.facebook.com/trollerbrasil).

Matéria originalmente publicada: Ford Media

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Ford Mustang é eleito o ''carro esporte do ano'' na França

publicado em 25/05/2016

O Ford Mustang venceu mais um prêmio de prestígio na Europa, desta vez na França. Ele acaba de ser eleito o “Carro Esporte de 2016” pela famosa revista L’Automobile. O modelo conquistou este título com o voto de mais de 9.200 leitores que participaram da tradicional eleição da publicação francesa. Esta é mais uma premiação na lista que o “muscle car” tem acumulado no continente europeu desde o seu lançamento no final do ano passado.

“O Mustang é muito popular na França e muitas pessoas querem dirigir um”, disse Bertrand Lessard, diretor-geral da Ford na França, ao receber o prêmio durante uma cerimônia oficial no Pavillon Royal em Paris. “Este novo prêmio mostra o quanto o Mustang é admirado em todo o mundo.”

Já no ano do seu lançamento, o Mustang de nova geração conquistou a posição de cupê esportivo mais vendido do mundo, mostrando excelente aceitação em diferentes regiões do globo. Além de Estados Unidos, Canadá e México, a sua procura tem surpreendido em mercados importantes como Reino Unido, Alemanha, China e Austrália. O carro traz uma série de inovações que combinam tecnologias avançadas, como o motor EcoBoost, e um design que renova o seu carisma de ícone de desempenho e esportividade.

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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Ford New Fiesta é escolhido um dos carros de entrada ''mais bacanas''

publicado em 23/05/2016

O Ford New Fiesta equipado com o avançado motor EcoBoost é um dos compactos mais populares do Estados Unidos e acaba de ser escolhido, pelo sexto ano, como um dos carros mais “bacanas” do seu segmento no concorrido mercado norte-americano. Chamada “Top 10 Coolest”, essa avaliação de veículos feita pela Kelley Blue Book é usada como referência pelos consumidores e pela indústria automotiva local.

"Nossa lista anual de carros de entrada mais bacanas é uma das mais duradouras da Kelley Blue Book e é incrível ver todos os recursos de conveniência e tecnologia, como o motor EcoBoost, que você pode encontrar hoje em um carro mais acessível, comparado a uma década atrás", diz Jack Nerad, diretor editorial da Kelley Blue Book.

Além de oferecer o EcoBoost 1.6 no modelo esportivo ST, o New Fiesta tem a versão com o EcoBoost 1.0, o único a vencer três vezes consecutivas o prêmio de “Motor Internacional do Ano”. Esta versão 1.0, que funciona com turbocompressor, em breve deverá chegar ao Brasil.

A presença do New Fiesta no ranking da Kelley Blue Book mostra que um carro pode ser ao mesmo tempo atraente e acessível. Um dos pilares importantes do New Fiesta é vir de série com o sistema de conectividade SYNC, com comandos de voz e AppLink, que permite o acesso a aplicativos de smartphones.

Na avaliação, destaca-se por oferecer desempenho ágil e dinâmico, conforto e prazer de dirigir por um valor atraente. O New Fiesta é disponível nos Estados Unidos nas versões hatch e sedã. Outro fator que reforça a imagem de esportividade do modelo é a participação na famosa série de vídeos Gymkhana, do piloto Ken Block, cujo episódio mais recente pode ser visto neste link.

Matéria originalmente publicada em: Media Ford

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Ford completa 97 anos da produção em série de automóveis no Brasil

publicado em 20/05/2016

A Ford completa este mês 97 anos do início da produção em série de automóveis no Brasil. O Modelo T foi o pioneiro que iniciou o processo de popularização desse meio de transporte, oferecendo um automóvel com proposta mais acessível de preço. Em 1925, este “popular” da Ford já atingia o recorde de 24.250 unidades vendidas no mercado brasileiro, um volume respeitável até mesmo para os padrões atuais.

A primeira linha de montagem funcionou no centro de São Paulo em 1919, inaugurando a indústria automotiva local. O seu sucesso levou a marca, dois anos depois, a mudar para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, também na capital paulista, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes da sede da empresa em Detroit, nos EUA.  

Por ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos. Como produto de massa, teve 15 milhões de unidades produzidas entre 1908 e 1927 e ajudou a colocar o mundo sobre rodas. Foi eleito ainda o Carro do Século, como produto que melhor simboliza o nascimento da era do automóvel.

No Brasil, foi também o precursor da cultura automotiva. O Modelo T tornou-se astro de diversas exposições de veículos, como o primeiro Salão do Automóvel, realizado na década de 20, no Palácio das Indústrias, em São Paulo. Em uma das edições, a Ford chegou a construir uma réplica da linha de montagem no evento. A fábrica era um programa de visita muito concorrido na cidade, o mesmo acontecendo nos showrooms das primeiras revendas de veículos. Na área de comunicação, o Modelo T foi responsável pelo início da propaganda de automóveis nos principais meios de comunicação da época. 

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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Ford é a primeira a desenvolver espuma e plásticos sustentáveis

publicado em 18/05/2016

A Ford anunciou nos Estados Unidos o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a produção de componentes de plástico e espuma sustentáveis para aplicação em veículos da marca. A empresa é a primeira do setor automotivo a adotar essa técnica, que usa o dióxido de carbono capturado no ambiente como matéria-prima de biomateriais capazes de atender os rigorosos padrões da aplicação automotiva, conforme mostra este vídeo.

A nova espuma sustentável, produzida com até 50% de polióis derivados de CO2, pode ser aplicada em bancos e capôs. O novo plástico também tem um grande potencial de uso em peças automotivas. A expectativa é que, dentro de cinco anos, eles sejam aplicados na produção de veículos da Ford.

“Entre os seus benefícios ambientais, sem dúvida, estão a redução do consumo de derivados de petróleo e das emissões de carbono, associados às mudanças climáticas”, diz Debbie Mielewski, especialista de sustentabilidade da Ford. “Como nossa contribuição ao meio ambiente, estamos desenvolvendo agressivamente modos novos e mais sustentáveis de produzir produtos de alta qualidade com foco na preservação e melhoria do nosso mundo. A nova tecnologia é empolgante porque reduz o uso de plástico e espuma feitos de petróleo e ajuda a resolver um problema que parece incontornável: a mudança climática.”

As emissões de carbono e as mudanças climáticas são uma preocupação crescente dos líderes mundiais, já que o volume de CO2 lançado globalmente na atmosfera é de impressionantes 1.000 toneladas por segundo. A fabricação de plástico é responsável por cerca de 4% do uso de petróleo no mundo, segundo a Federação Britânica de Plásticos. Os pesquisadores da Ford estimam que o uso de carbono capturado ajude nas metas de longo prazo para redução do aquecimento global, definidas recentemente no acordo da ONU em Paris (veja ovídeo).

Biomateriais

Há cerca de duas décadas, os pesquisadores da Ford têm trabalhado com sucesso no desenvolvimento de materiais sustentáveis. Um exemplo é a espuma de soja, presente hoje em todos os carros da marca na América do Norte. Há também a aplicação de fibra de coco em forros de porta-malas, pneus reciclados e soja em capas de espelhos, camisetas e jeans reciclados em carpetes, além de garrafas plásticas recicladas no tecido da F-150.

A Ford começou a trabalhar com diversas empresas, fornecedores e universidades em 2013 na busca de aplicações para o CO2 capturado. Uma delas é a Novomer, com sede em Nova York, que usa o dióxido de carbono capturado em fábricas para a criação de materiais inovadores. Por meio de um sistema de conversões, ela produz um polímero que pode compor diversos materiais, como espuma e plástico, de fácil reciclagem.

“A Novomer está entusiasmada com o trabalho pioneiro da Ford com nossos polióis baseados em CO2, chamados Converge”, diz Peter Shepard, diretor de negócios da Novomer. “É preciso empresas inovadoras e arrojadas como a Ford para transformar as novas tecnologias em produtos de massa”. 

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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Oportunidades imperdíveis

publicado em 16/05/2016

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Ford coloca em operação o primeiro túnel de vento aeroacústico móvel

publicado em 11/05/2016

A Ford criou o primeiro túnel de vento aeroacústico móvel do mundo, um sistema inovador que permite identificar e eliminar fontes de ruídos dos veículos nos estágios iniciais de produção. O seu objetivo é aumentar a agilidade no desenvolvimento dos carros da marca para oferecer um interior silencioso e uma experiência mais refinada para o consumidor.

O equipamento tem como vantagem adicional a redução de custos do processo. Ele pode ser desmontado em um dia e enviado para qualquer fábrica da Ford nos Estados Unidos por caminhão, ficando pronto em poucas horas para testes no novo local. Laboratórios aerodinâmicos completos, como o túnel de vento principal da Ford em Allen Park, Michigan, têm o tamanho de um prédio e são equipados com o que há de mais moderno em sensores de medição e análise. Cada instalação custa cerca de US$ 50 milhões e o seu tempo de uso é precioso.

O novo túnel de vento móvel gera somente uma corrente de ar em alta velocidade e, embora conte com sensores de alta tecnologia na cabine, como as cabeças acústicas “Noise Vision”, dispensa muitos instrumentos do laboratório. Por isso, custa bem menos e libera o túnel de vento principal da Ford em Allen Park para se concentrar no desenvolvimento da aerodinâmica e acústica de futuros modelos.

Ventania portátil

A unidade é composta de dois contêineres principais de 16 metros, com hélices de 1,80 m de diâmetro acionadas por motores elétricos de 253 cv que geram rajadas de vento de até 128 km/h. As portas da frente e de trás são abertas para gerar o fluxo de ar. Compartimentos internos garantem que o seu transporte e armazenamento sejam feitos com segurança. Um terceiro contêiner, instalado ao lado, serve como um escritório, centro de energia e controle.

“Este projeto nasceu do desejo de sermos os melhores em termos de controle e redução de ruídos na cabine, que são muito importantes para a satisfação dos consumidores”, diz Bill Gulker, supervisor de ruídos de vento da Ford. “Com o novo túnel de vento móvel ganhamos tempo e produtividade. Ele é um exemplo da mentalidade de inovação e pensamento ‘fora da caixa’ que estamos buscando em tudo o que fazemos”.

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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Ford mostra por que a F-150 Raptor é a melhor picape off-road

publicado em 09/05/2016

A Ford divulgou um vídeo da nova F-150 Raptor em ação, filmado nas areias do Deserto do Mojave, na Califórnia, EUA, mesmo local usado nos testes da picape desenvolvida para oferecer o máximo em desempenho off-road – veja neste link. O vídeo é o primeiro de uma série de seis episódios, apresentando as características e a agilidade da Raptor num cenário real.

Considerada a picape mais forte, robusta e inteligente já lançada pela marca, a Raptor 2017 será produzida na fábrica de Dearborn, o "coração" da Ford, e começa a ser vendida no mercado norte-americano a partir do segundo semestre de 2016.

Ela é produzida com carroceria em liga de alumínio de nível militar de alta resistência, que ajuda a reduzir o peso total do veículo em cerca de 230 kg. A sua criação foi inspirada na herança da Ford nas corridas off-road mais famosas e desafiadoras do mundo, como “Best in the Desert”, “Lucas Oil Off Road Racing Series” e a tradicional "Baja 1000”.

A F-150 Raptor 2017 é equipada com o novo motor 3.5 EcoBoost de segunda geração, mais forte e potente, e uma nova transmissão de 10 velocidades. Suas novidades incluem também amortecedores especiais FOX Racing Shox, maiores e redesenhados, suspensão de curso ampliado e uma nova tecnologia de gerenciamento de terreno que ajudam a superar diferentes tipos de terreno com facilidade. Oferece ainda, como opcional, um diferencial dianteiro Torsen que aumenta ainda mais a sua capacidade off-road.

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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Ford investe em desenvolvimento de software baseado na nuvem

publicado em 06/05/2016

A Ford anunciou um investimento na Pivotal, empresa especializada em plataforma de software baseada na nuvem, com sede em San Francisco, EUA. O objetivo é aumentar a sua capacidade de desenvolvimento de programas e trazer inovações de forma mais rápida para os consumidores.

Com aplicação de US$182,2 milhões na Pivotal, a Ford quer acelerar sua transformação em uma empresa automotiva e de mobilidade, sem perder o foco no seu negócio principal: projetar, fabricar, vender, financiar e fornecer serviços para carros, utilitários, picapes, caminhões e veículos elétricos. Ao mesmo tempo, pretende buscar novas oportunidades com o Ford Smart Mobility – plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.

“A expansão do nosso negócio para sermos uma empresa automotiva e de mobilidade requer experiência de ponta em software para oferecer experiências surpreendentes aos consumidores”, diz Mark Fields, presidente da Ford mundial. “O investimento na Pivotal vai fortalecer nossa capacidade de levar aos consumidores experiências na velocidade do Vale do Silício, incluindo a expansão contínua do FordPass – nossa plataforma digital, física e pessoal de experiência de mobilidade”.

FordPass

A Ford e a Pivotal atuaram juntas na criação do FordPass, lançada no mês passado nos EUA. A plataforma oferece novos serviços aos consumidores, como acesso remoto ao veículo por aplicativo de smartphones e soluções de mobilidade como estacionamento e carros compartilhados. Inovando e interagindo rapidamente, a Pivotal e os engenheiros da Ford trabalham para criar novas experiências para os membros do FordPass.

A partir desse relacionamento, a Ford quer acelerar a incorporação das metodologias avançadas de desenvolvimento de software da Pivotal nos seus times de tecnologia da informação, desenvolvimento do produto, pesquisa e engenharia avançada.

Softwares

As metodologias avançadas da Pivotal ampliam a capacidade de software da Ford, já muito robusta, aplicada nos motores EcoBoost, no sistema de conectividade SYNC 3 e nas tecnologias de assistência ao motorista, como o estacionamento automático.

O software desempenha um papel crescente nos novos veículos. A nova F-150, por exemplo, traz mais de 150 milhões de linhas de código, enquanto um smartphone tem em média 12 milhões. Cada vez mais, os engenheiros usam softwares para o controle preciso do desempenho do veículo, como a calibração do motor e da transmissão, e para melhorar a experiência de conectividade.

O software é, de fato, o segredo da economia de combustível do motor EcoBoost. Com ele, os engenheiros podem otimizar o uso de cada gota de combustível, em nível molecular. Grande parte das 275 patentes que a Ford gerou com a tecnologia EcoBoost – além de outras 200 pendentes – estão associadas a controle de software e calibração. 

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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Ecosport e Ranger ganham terreno na Europa e Ford cresce no mercado

publicado em 04/05/2016

A Ford anunciou seus resultados na Europa com o melhor primeiro trimestre de vendas dos últimos anos. O utilitário esportivo EcoSport e a Nova Ranger contribuíram para a marca atingir o seu melhor desempenho geral de vendas desde 2010 no mercado europeu, que incluiu também o crescimento em veículos comerciais e esportivos. No total, a marca vendeu 401.200 veículos no continente – 8,4% mais que no ano passado e 3 pontos porcentuais à frente da indústria, mantendo a vice-liderança do mercado.

O EcoSport teve um crescimento de 50% no trimestre comparado ao ano passado. A Nova Ranger, lançada na atual versão no início do ano, teve um crescimento de 24% no período e registrou o melhor primeiro trimestre desde 1998. Com esse resultado, tornou-se a picape mais vendida da Europa.

"Há uma grande empolgação com a Ford na Europa, com a nossa crescente linha de utilitários esportivos, os novos Mustang e Focus RS e veículos comerciais que estão encontrando grande aceitação entre os consumidores da região", diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa.

Matéria originalmente publicada em: Ford Media

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